Projeto Plantando Vida é Expressão de Ecologia

por Rotary Club de Francisco Beltrão-III Milênio

 Projeto Plantando Vida
é Expressão de Ecologia

 
Idealizado pelo Rotary Clube de Francisco Beltrão III Milênio em 2006, e desde então vem crescendo a cada ano, o Projeto Plantando Vida é reconhecido em todo o sul do país através de do Prêmio Expressão de Ecologia, da Editora Expressão
 
O Prêmio Expressão de Ecologia surgiu na esteira da Rio+20, a Conferência de Meio Ambiente da ONU que inaugurou uma nova época ambiental no planeta. Sua estratégia é incentivar as empresas a investirem na preservação ambiental. Certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante do país no segmento empresarial, ele já teve 1.996 cases inscritos nestes 20 anos.
Seu rigoroso corpo de jurados é formado por técnicos, ambientalistas, doutores, professores e agentes de campo ligados ao meio ambiente. Eles reuniram-se em novembro de 2012 para selecionar os vencedores da 20ª edição.
O Projeto Plantando Vida venceu na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. Os vencedores serão premiados pela Editora Expressão com o troféu Onda Verde durante o Fórum de Gestão Sustentável 2013, evento que será realizado na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina - Fiesc, em Florianópolis, no dia 16 de agosto.
O Plantando Vida, que teve sua origem num Projeto de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária e Rotary Iternacional, uniu as forças do Rotary Clube de Francisco Beltrão III Milênio, Distrito 4640, com o Rotary Club Greater Albany, Distrito 5110, Oregon, Estados Unidos.
A meta do projeto é a produção de mudas de árvores nativas para a recomposição de áreas degradadas.
Alunos das Escolas do Campo, várias entidades estaduais e municipais, voluntários rotarianos e profissionais liberais uniram-se e atuam em parceria viabilizando a produção de milhares de mudas anualmente.
Para incentivar os alunos, o Rotary Clube de Francisco Beltrão III Milênio vem desenvolvendo gincanas que premiam os alunos e escolas que atingem as metas propostas a cada ano.
Na última edição, os campeões de coletas de sementes, ganharam uma excursão para Foz do Iguaçu, onde conheceram a Itaipu Binaicional, que mantém um projeto similar,  e as Cataratas do Iguaçu.
Este ano a primeira fase da coleta das sementes já foi realizada e superou a expectativa na qualidade e quantidade de sementes coletadas pelos alunos.
O Rotary Clube de Francisco Beltrão III Milênio está muito feliz com a conquista, do prêmio, mas entende que a maior conquista é a recuperação da qualidade de vida, que este projeto proporcionará a toda a população.
      

Localizar site dos clubes